Equipe Robotbulls do Inatel conquista cinco troféus durante a IRONCup 2019

Competição foi até o momento, o maior evento do segmento de robótica, promovido pelo Inatel. Após sucesso de inscrições, a expectativa na edição de 2020 é de receber mais competidores e modalidades

A equipe de robótica da instituição, a Robotbulls finalizou a Inatel Robotics National Cup – IRONCup, com a conquista de cinco troféus durante a final da competição realizada na tarde do último domingo, dia 10 de março. A emoção tomou conta dos competidores e o time inatelino fez bonito nos combates e nas partidas com os robôs.

A Robotbulls participou de cinco disputas finais e alcançou o 2º lugar nas categorias Combate Antweight e Mini Sumô, além de um terceiro lugar também na mesma categoria. No futebol, os robôs do Inatel levaram o troféu prateado nas categorias Futebol Very Small Size e 2D Simulation.

Entre as finais uma foi de grande destaque. A equipe Robotbulls enfrentou a KoNaR da Polônia na categoria Mini Sumô. O aluno de Controle e Automação do Inatel e integrante da Robotbulls, Gabriel Melo falou sobre este confronto. “Chegar à final já é uma satisfação muito grande. Agora, chegar à final disputando com outro país, o sentimento aumenta por ver que todo o esforço é recompensado e que o robô realmente está preparado para uma competição de grande porte, como a IronCup. A disputa foi muito tensa, ficamos em segundo lugar na categoria, mas a experiência vale mais que tudo. Trocar conhecimentos não tem preço”, comentou.

No total a competição recebeu 400 competidores entre os dias 8 e 10 de março. “Foram 44 equipes, 12 categorias, e este foi o maior evento no segmento de robótica promovido pelo Inatel e o empenho das equipes em superar e fazer o seu melhor, surpreendeu e superou todas as expectativas. Tivemos um grande destaque nesta edição que foi a participação de uma equipe da Polônia, além da participação de equipes vindas de quase todos os estados brasileiros”, comentou Wanderson Saldanha, coordenador da Robotbulls e da IRONCup.

 Para o próximo ano, a ideia é que o evento seja ainda maior, com mais modalidades e participantes. Ainda de acordo com o coordenador todas as expectativas foram superadas. “Em 2020 esperamos ampliar ainda mais a quantidade de participantes e de categorias e assim fazer que o evento cresça ainda mais como um todo. Os competidores estavam em um ambiente muito saudável onde os times compartilharam os conhecimentos além da disputa e isso é muito positivo em todos os aspectos”, completou Sandanha.

O coordenador do evento e professor do Inatel, Alexandre Baratella estima que na próxima edição a IronCup tenha a participação de 600 competidores. “A edição de 2019 superou todas as nossas expectativas, nenhuma equipe inscrita se ausentou, o público que acompanhou as competições foi fantástico, nossa equipe a Robotbulls fez bonito e esteve sempre confiante e atuante para conquistar a vitória, todos estão de parabéns pelos resultados alcançados”, disse. A competição contou com o apoio da RoboCore, curadora das mais importantes competições da área. 

 A IRONCup 2019 integra a programação da 7ª edição da Inatel Week of Control and Automation – IWCA, semana dos cursos de Automação do Instituto. De 11 a 13 de março, serão realizadas palestras, minicursos e demonstrações sobre as mais recentes tecnologias na área abertas aos alunos e público em geral. Confira a programação em www.inatel.br/iwca.

Ascom e fotos Inatel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *