Dr. Barbosa – um cidadão mineiro!

Por que falar e escrever sobre um brasileiro comum como Dr. Barbosa?

Nasceu 11 anos após a abolição da escravidão, homem de hábitos simples, de Minas Gerais, falava pouco, sem sofisticação, não era famoso na sociedade em que vivia, mas em silêncio contribuiu com sua medicina para o bem estar de muitos cidadãos brasileiros que nunca tiveram a oportunidade de cuidar de sua saúde.

Foi um homem trabalhador, sensível, que fez muito por aqueles que mais precisavam. Como um brasileiro comum, veio de uma família de 14 irmãos com parcos recursos financeiros mas, como uma pessoa obstinada que era, tinha o sonho de se tornar médico.

E conseguiu! Não só se tornar médico como também fazer um Doutorado na área. Na época, como até hoje em dia, o estudo era pouco oportunizado às pessoas que não faziam parte de uma elite aristocrática brasileira.

Autodidata, viveu em uma época que havia pouco estímulo para as artes, mas aprendeu a tocar violão e piano, e falava outras línguas.

Casou, teve filhos, trabalhou em diversas áreas até alcançar seu desejo. Entretanto, sofreu um golpe profundo do destino ao ficar viúvo muito cedo, com 4 filhos para criar, sendo o mais novo de apenas 1 ano de idade. Viveu das saudades de sua amada mulher.

Criou e educou seus filhos no Rio de Janeiro, e depois do casamento de todos eles, recolheu-se em sua fazenda em Ouro Fino, MG, onde ficou até o final de seus dias. Foi enterrado como herói pelos mais humildes que receberam tratamento médico, muitas vezes gratuito, de suas mãos.

Ao longo de sua vida, muitas coisas aconteceram em nosso país. Esta obra não só conta a vida de biografado, mas também contextualiza historicamente os fatos e acontecimentos ao longo dos 93 anos de sua existência. Dr. Barbosa foi um exemplo de trabalho duro, tenacidade, honestidade, talento e ambição, um brasileiro comum que superou muitas barreiras para se tornar um exemplo para as futuras gerações.

Autora:  Patricia Fontes Marçal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *