Inatel, Ericsson e TIM apresentam a Casa 5G e inauguram o segundo 5G Living Lab TIM

O espaço reúne além de Inatel, Ericsson e TIM, casos desenvolvidos em parceria com grandes empresas

Os três parceiros proporcionaram juntos uma experiência única para os usuários em Santa Rita do Sapucaí que acontece durante o Hack Town. A casa em que hoje funciona o projeto de educação tecnológica do Instituto, foi transformada na CASA TIM 5G, que terá soluções que ganharão relevância com a chegada do 5G. O espaço – que também já foi uma república de estudantes – é aberto ao público participante do evento e funcionará de 5 a 8 de setembro.

Além da abertura da Casa 5G, foi implantada pela Operadora e a Ericsson, no campus da instituição, uma rede 5G experimental que será destinada à pesquisa e estudos de casos referentes à nova tecnologia. A chegada da tecnologia possibilita a inauguração de mais um 5G Living Lab TIM, projeto pioneiro no Brasil para o desenvolvimento do ecossistema de soluções e experimentação com a tecnologia de quinta geração em rede real, com autorização especial da Anatel. No primeiro projeto, em funcionamento em Florianópolis (SC) – a operadora já registrou velocidades superiores a 1Gbps nessa rede 5G e o Inatel foi a segunda instituição a receber a rede no Brasil.

Com essa infraestrutura, a Instituição ganha mais um reforço para os estudos sobre a 5ª geração de comunicação móvel, liderada pelo Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), sob a coordenação do professor Luciano Leonel Mendes. Dentre as ações previstas estão a análise do modelo de propagação da Rede 5G da TIM em ambientes indoor e outdoor na região urbana e rural de Santa Rita do Sapucaí, a comparação de desempenho com relação ao LTE e ao 5G Range (rede de longa distância desenvolvida por meio de um consórcio envolvendo o Inatel e instituições nacionais e européias), e a integração com outras tecnologias como Redes Ópticas, Redes Satelitais e TV Via Satélite.

Conheça algumas das soluções que a Casa TIM 5G, em parceria com a Ericsson e Inatel vai demonstrar:

– Saúde: atendimento médico remoto baseado em imagem com luva tátil controlada remotamente. O paciente estará no ambiente da “Casa TIM 5G” e o médico fará o diagnóstico a partir do seu consultório Parceria com a Ericsson.

– Games: experiência de jogos online diretamente através da rede 5G. Parceria com Qualcomm

Educação: aula à distância dada por um professor utilizando um quadro interativo (webexboard). O mestre estará no laboratório da Cisco e os alunos na “Casa TIM 5G”. Parceria com a Cisco.

– Segurança: demonstração de como seria um atendimento a um chamado de emergência em uma cidade inteligente, onde as câmeras estão conectadas e a tecnologia 5G permite acesso ao vivo dos pontos de monitoramento. Parceria com a Intel.

– Entretenimento: apresentação de uma banda conectada à rede 5G que possibilitará que seus músicos toquem em lugares fisicamente distintos. Os instrumentos são conectados por meio da nova tecnologia e o público terá a mesma experiência de um show tradicional. Parceria com Ericsson

– Indústria: demonstração de gerenciamento e monitoramento a distância de um robô que pode inclusive servir bebidas. Parceria com a ABB.

Internet das Coisas: simulação que compara cenários de desempenho de sensores IoT ligadas às redes 4G e 5G, através de configuração de parâmetros específicos em ambiente de indústria. Parceria com a Qualcomm.

– Realidade Aumentada: utilização do 5G em um ambiente de indústria de manufatura (Smart Manufacturing) com realidade aumentada, em uma mesa de treinamento de operadores de chão de fábrica (com dinâmica de alarmes, tele sensor, tele monitoramento, esteira e braço mecânico). Parceria com Exsto e Inatel.

– Casa conectada: visitação de um ambiente onde os eletrodomésticos são todos conectados, no conceito de Internet das Coisas (IoT). Parceria com a LG.

O espaço estará aberto das 8h às 18h30, na Cas@Viva, ao lado do Inatel.

 

Ascom Inatel e foto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *