Engenharia de Produção é o novo curso de graduação do Inatel

Inscrições para o vestibular para o segundo semestre de 2018 estão abertas

     Referência em cursos de engenharia em todo o Sul de Minas Gerais, o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel dá mais um passo importante na sua trajetória acadêmica que soma 53 anos de história. Será iniciado no segundo semestre de 2018, a primeira turma do curso de Engenharia de Produção. A nova opção foi autorizada pelo Ministério da Educação – MEC no último mês de março e contará com turmas no período integral e noturno.

Contando com a experiência adquirida pela instituição, o Inatel propôs a inclusão de mais uma opção em Engenharia. Para o segundo semestre deste ano, serão disponibilizadas 30 vagas para o período integral e 90 para o noturno. A graduação possui duração de cinco anos e será coordenada pelo Professor do Inatel, André Luis da Rocha Abbade.

De acordo com o coordenador, as aulas foram elaboradas para formar engenheiros com grande conhecimento das tecnologias mais utilizadas pela indústria, além de uma formação sólida nas tradicionais áreas de gestão de uma empresa. “Os grandes diferenciais são: o corpo docente altamente qualificado; laboratórios modernos; ótimo relacionamento com empresas de todo o Brasil e algumas de porte global; temos um núcleo de estágios e serviços profissionais que disponibiliza oportunidades para alunos e graduados todas as semanas; um programa de empreendedorismo com reconhecimento nacional, comprovado por inúmeros prêmios já recebidos e principalmente pela grande quantidade de empresas de alunos e ex-alunos em atividade; além de inúmeros eventos que ocorrem todas as semanas na instituição, que proporcionam uma formação sólida para nossos estudantes. O aluno graduado em um curso com todas estas características tem um grande diferencial no mercado de trabalho”, salientou o coordenador.

Abbade também lembra que a quantidade de aulas práticas durante toda a duração do curso, são superiores a de outras instituições de ensino. “Enquanto as faculdades oferecem em média 10% de aulas práticas durante toda a gradução, o Inatel, com toda a infraestrutura de laboratórios e eventos, consegue ultrapassar os 20% de prática em sala de aula. O que sem dúvida é um grande diferencial”, completou.

Os alunos da instituição comprovam a importância do incentivo e da realização da prática em sala de aula. “Desde criança gostava de montar e desmontar coisas, criar. Meu lugar preferido no Inatel é o FAB LAB, onde as coisas acontecem. Transformamos a teoria em prática. Quero conhecer o funcionamento de cada máquina. É sensacional”, comentou o calouro de Engenharia de Controle e Automação, Carlos Eduardo de Melo.

Os eventos promovidos quase que semanalmente na instituição também são importantes para a formação do aluno e também inclui em suas programações a prática em cursos e em atividades hands on. “Com a realização das semanas de cada curso, além do contato direto com profissionais empregados, também conseguimos adquirir mais conhecimentos. Estou na época de procurar estágio, então eventos como a Semana de Controle e Automação – IWCA, por exemplo, são importantes para a formação acadêmica e para um currículo diferenciado e atrativo”, comentou o aluno do sétimo período de Engenharia de Controle e Automação, Mario Eduardo Camargo de Lima.

Ex-alunos também comentam a importância de um currículo diferenciado. “Estudar no Inatel me proporcionou ter contato com tecnologias mais próximas do que temos na indústria. Quando eu saí da faculdade eu não senti muita dificuldade de adaptação no ambiente industrial em função do ensino que tive aqui. Além da prática aplicada nos estudos, os laboratórios também são voltados para a área industrial. As disciplinas são direcionadas para uma maneira mais produtiva e não somente ficam baseadas na acadêmica”, comentou o ex-aluno do Inatel e hoje Supervisor de manutenção elétrica da Berry, Anderson Dias Oliveira.

No Inatel, os alunos possuem a disposição para as aulas práticas os mais modernos laboratórios. Entre os mais novos estão o laboratório de Controle de Processos Industriais e Indústria 4.0, que já está em pleno funcionamento no prédio 3 do Instituto, e atende hoje estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores do Inatel, focados nos conceitos da Indústria 4.0 na área da automação.

     O Inatel vem realizando grandes investimentos no campus, localizado em Santa Rita do Sapucaí. O planejamento dos últimos anos possibilitou a realização de grandes melhorias e inovações. Apenas em 2017, foram realizadas reforma e finalização de 2500 m² em laboratórios de ensino e de PD&I, em um total de 11 laboratórios e salas de aula para aplicação de novas metodologias para um aprendizado ainda mais moderno e efetivo.

Sobre o coordenador
O coordenador Abbade é Mestre em Telecomunicações pelo Inatel-2008. Em 1990 e 2002 obteve, respectivamente, os títulos de Engenheiro Eletricista e Especialista em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pela instituição. Em 2012 concluiu o curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela FGV. Atuou como engenheiro da Telemig/Oi no período de 1994 a 2001, ocupando diversos cargos nas áreas de engenharia de provisionamento de redes até 1998 e de operação e manutenção de rede de acesso e de transporte até 2001. É docente no Inatel desde 1999, tendo ministrado as disciplinas “Técnicas de Atendimento a Terminais”, “Comunicações Ópticas”, “Empreendedorismo e Inovação”; “Engenharia Econômica” e “Matemática Financeira”. Além da nova coordenação Abbade atualmente ocupa os cargos de: Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Telecomunicações e Gerente de Educação Continuada no Inatel Competence Center. Principais áreas de atuação: Comunicações Ópticas, Empreendedorismo e Engenharia Econômica.

Áreas de atuação
O campo de trabalho de um Engenheiro de Produção é na:
Indústria – atua no planejamento e controle da produção, dimensionamento dos recursos humanos, logística, qualidade, design do produto, controle dos custos do processo produtivo, entre outros. Dentro do segmento da indústria, o engenheiro de produção é preparado para atuar no controle e gestão de todas as áreas internas e externas, ou seja, desde o controle dos fornecedores de insumos e matéria prima, passando por todas as etapas internas de um processo produtivo, incluindo as áreas de apoio à produção, até a entrega do produto para o cliente final.

O mercado de trabalho do engenheiro de produção é muito amplo, podendo atuar em indústrias de pequeno, médio e grande porte, no mercado financeiro, em empresas de transporte, no ensino e pesquisa de engenharia de produção e áreas afins.

Carreira Acadêmica e Científica: Ensino e pesquisa científica em universidades para o desenvolvimento de novos sistemas de gestão e controle da produção.

Vestibular e bolsas
As inscrições para o vestibular já estão abertas e podem ser realizadas no site www.inatel.br/vestibular, até o dia 31 de maio para o vestibular do dia 02 de junho. A instituição oferece também as graduações em Engenharia Biomédica, de Controle e Automação, Computação e a de Engenharia de Telecomunicações nos períodos integral e noturno. As provas serão realizadas nas cidades de Santa Rita do Sapucaí – MG, Belo Horizonte – MG, Volta Redonda-RJ, Ribeirão Preto-SP, São Paulo-SP, São José dos Campos-SP e pela primeira vez em Bragança Paulista – SP.

Os três primeiros colocados no vestibular serão beneficiados com uma bolsa de estudos de até 100%. Esta ação é denominada de bolsa mérito e os vestibulandos que irão realizar a prova no dia 21 de julho também concorrerão ao benefício. A bolsa é concedida pela Finatel, fundação mantedora do Inatel. O edital também pode ser consultado no endereço www.inatel.br/vestibular.

No Inatel, os estudantes também contam com mais opções de bolsas de estudo. No endereço eletrônico: www.inatel.br/vocepode, o candidato pode ter acesso a mais oportunidades. Uma delas é a bolsa socioeconômica, nela o aluno pode ter de 20 a 70% de desconto, basta o vestibulando preencher a ficha social e aguardar a porcentagem concedida, antes da realização da matrícula.

VESTIBULAR 2018 – 2º Semestre
Provas: 02/06/2018
Inscrições pelo Enem: até 10/05/2018
Inscrições para Provas: até 31/05/2018

Locais de provas:
Campus do Inatel – Av. João de Camargo, 510 – Centro – Santa Rita do Sapucaí – MG
Belo Horizonte – MG
Bragança Paulista – SP
Ribeirão Preto – SP
São Paulo – SP
São José dos Campos – SP
Volta Redonda – RJ

Provas: 21/07/2018
Inscrições: até 19/07/2018
Local de provas:
Santa Rita do Sapucaí – MG:
Campus do Inatel – Av. João de Camargo, 510 – Centro – Santa Rita do Sapucaí – MG
Valor: R$ 40,00*
Horário: 13h30 às 17h30

 

 

 

 

Ascom Inatel e foto

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *