FAI participa do 8º SEL, que reúne associações nacionais e internacionais

FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação marcou presença no 8º Seminário Educação e Leitura que foi realizado neste mês de novembro em Natal – Rio Grande do Norte com a Profa. Ma. Margarete R. Siqueira, Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica FAI.

No dia 13 de novembro, Margarete palestrou com o tópico “A prática educativa da produção escrita com mudança no foco: do produto para o processo” e a modalidade de apresentação foi Comunicação Oral do Grupo de Trabalho: Educação, Leitura e Escrita.

 

O objetivo da palestra “A prática educativa da produção escrita com mudança no foco: do produto para o processo” é analisar criticamente a prática educativa da produção escrita por meio de oficinas a partir de uma mudança no foco: do produto para o processo, ou seja, propiciar novas expectativas para o que significa ensinar de forma sábia e eficiente para que os alunos escrevam sobre o que está vivo, sobre o que é vital e real para eles.

Assim, com o tempo, a revisão se tornará uma etapa natural da produção textual.  Dessa forma, evidencia-se que é importante o conhecimento teórico por parte do docente para que as oficinas possam ser bem estruturadas e que o conteúdo seja da vida real, pois estas devem começar com o que cada estudante sente, pensa e experimenta, para articular e compreender a experiência.

O 8º Seminário Educação e Leitura é uma realização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN − por meio do Centro de Educação, com seus departamentos, e do Programa de Pós-Graduação em Educação filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Conta com o apoio das seguintes instituições: o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior – CAPES, o Centro Universitário Facex – UniFacex.

Compõem o 8º SEL a Association Internationale des Histoires de Vie en Formation – ASIHVIF; o Collège International de la Recherche Biographique en Éducation – CIRBE; a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica – BIOgraph; a Associação Norte-Nordeste das Histórias de Vida em Formação – ANNHIVIF; a Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação – AFIRSE/Seção brasileira; a Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN ; a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL, por meio do GT Leitura, Literatura Infantil e Juvenil, a Cátedra UNESCO de Leitura e o Instituto interdisciplinar de Leitura – PUC/Rio.

Tanto a FAI quanto a profa. Ma. Margarete, ficaram muito orgulhosos por fazerem parte do 8º SEL. Margarete declara: “Participar do 8º SEL foi muito produtivo: conferências, mesas-redondas, simpósios e vários grupos de trabalhos.  No GT 01 – Educação, Leitura e Escrita apresentei o trabalho intitulado “A Prática Educativa da Produção Escrita com Mudança no Foco: do produto para o processo”. É gratificante poder compartilhar, trocar ideias e saberes. Enquanto educadora, valorizo os momentos de formação de comunidade que compartilha pensamentos e sensibilidades; espaços voltados para o intercâmbio e a atualização de práticas pedagógicas e conhecimentos, a oportunidade de interação com especialistas de várias instituições brasileiras, como ocorreu no 8º SEL. É preciso que o professor indague, reflita, analise; seja um professor pesquisador”.

As Associações agregam qualidade ao seminário, na medida em que atraem para o evento pesquisadores atuantes na vanguarda da produção do conhecimento em suas áreas específicas, promovendo interlocução com diferentes saberes.

Ascom FAI e fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *