Estará  pronta em 1969 a Ponte Rio Niterói

Editado em 19 de janeiro de 1969   Nº 278

A ponte Rio-Niterói terá uma extensão total, sobre o mar, excluindo os viadutos de acesso em terra, de cerca de 9.000 metros, e sua altura variará de 20 metros, juntos às margens até 60 metros, sobre o canal de navegável.

Praticamente toda a ponte será construída em concreto armado protendido, com exceção da estrutura dos 3 vãos principais sobre o canal navegável (700 metros) que será em estrutura metálica, devido as dimensões pouco usuais desses vãos. O vão central, com 300 metros,

constituirá recorde mundial em viga reta. O maior existente até agora encontra-se na Europa (Ingoslávia) e tem 260 metros.

A ponte está concluída em 1971, e seu custo previsto é de 240 milhões de cruzeiros novos, incluindo desapropriações e trabalhos preliminares, tais como sondagens, projetos, etc.

O investimento será pelos recursos decorrentes do pedágio, tendo sido demonstrado pelo estudo de viabilidade que será possível pagá-lo em cerca de 8 anos. Um completo serviço de socorro na ponte será exercido por policiais especializados. Carros de bombeiros estarão nas suas duas extremidades atentos a quaisquer eventualidades. O trafego em toda a extensão do trajeto será controlado por um sistema de sinalização eletrônica e o policiamento será exercido com auxilio de circuito fechado de televisão. Haverá velocidades mínimas e máximas para os veículos, visando não só a segurança como também o pleno escoamento do trânsito

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