Maus Pescadores Despovoam o Rio Sapucaí

Editado em 03 de novembro de 1968  Nº  17

Os peixes do rio Sapucaí estão diminuindo consideravelmente porque muitos pescadores usam equipamentos proibidos, como a rêde de arrastão, tarrafas, covos, bombas, que usados nos mais piscosos trechos não só capturam reprodutores, em épocas de procriação, como também as ovas.

Há poucos dias a SUDEPE (Superitendência do Desenvolvimento da Pesca)

baixou portaria regulamento o uso de aparelhos de pesca, que se cumprida, e as autoridades deveriam usara o máximo rigor, os cardumes não seriam dizimados e algumas espécies quase desaparecidas começariam a ressurgir.

Diz a portaria que só será permitido aos pescadores profissionais o uso de redes flutuantes ou espera, com malha mínima de vinte centímetros; os amadores somente poderão utilizar-se de caniços e linha de mão. Também não é permitido a construção de “cercados” e “paris” ou qualquer outra armadilha que impeça o transito dos peixes.

Nas corredeiras e cahoeiras os pescadores devidamente licenciados poderão usar molinetes, caniços simples (vara) e linha de mão. É preciso que as autoridades tomem conhecimento dessa portaria e a façam cumprir para a preservação de nossa fauna aquária.

Mande seu recado contato@jornalocorreio.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *