Santa Rita terá Museu

Editado em 01 de agosto de 1971

A reportagem deste jornal esteve ouvindo o Sr. Prefeito Municipal numa tarde de entendimentos e planos para a elaboração de um Museu em nossa terra.

Levamos ao chefe administração a mais  entusiástico solidariedade pelo bom senso  de sentimento cívico e pela idéia do culto de nossas tradições. Nos precisamos mesmo demonstrar a toda gente que possuímos um passado de glória, ilustrado por grandes momentos e  por grandes homens, e que a chama dêsse patrimônio ainda está presente nas gerações atuais como foi o sustentáculo das futuras.

É preciso, contudo, que todos nós compreendamos que o trabalho idealizado pela prefeitura não de forma alguma uma preocupação unilateral. Ela tem que se construir no trabalho de todos nós, pois o Museu mostrará a participação de indivíduo na comunidade.  Êle nunca deverá se construir em termos isolados de família. Nós vamos ter o Museu da cidade, para contar a sua tradição, o trabalho de sua gente, o esforço de sua conquista, a glória de seus políticos.

Necessitär-se-á da compreensão de todos.  Principalmente em termos de colaboração, para que o Museu possa mostrar todos os ângulos da terra. Quem verdadeiramente vai formar, o museu somos nós através das mostras de aspectos regionais, da madeiras de nossa região, dos minérios aqui obtidos, do trabalho dos primeiros colonizadores, da  participação e do trabalho de pedreiros, carpinteiros, marceneiros, ferreiros na antiga comunidade santaritense, no trabalho atual de todos e no avanço da tecnologia.

O MUSEU poderá abranger secções como a da Conquista da terra, a do Povoamento. A Participação Política. A Técnica atual. Para essa elaboração todos vamos colaborar, velhos, jovens e crianças doando peças antigas ou raras para o enriquecimento de nosso arsenal histórico.

Afinal de contar, minha gente, nós temos muita coisa a mostrar à gente que passa por nossa casa, em romarias ou em passeios isoladas. Vamos mostrar a eles que temos de nos orgulhar perante o Brasil. Pela nossa participação na sociedade, ajudando a construir o Museu.

O Sr. Prefeito merece o nosso louvor e também a nossa colaboração nessa obra de vulto nacional integrando Santa Rita na participação histórica do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *