Cidades dos Vales de Minas Gerais recebem cinema móvel gratuito

Cidades dos Vales de Minas Gerais recebem cinema móvel gratuito

Cine Vitória à Minas levará cultura e entretenimento à população do Bairro Mangueiras, Ipabinha, Cachoeira Escura, Baguari, Tumiritinga, Conselheiro Pena, Resplendor e Aimorés

As produtoras CEPAR Cultural e Lavra Cultural com patrocínio da Vale estão levando ao Espírito Santo e a Minas Gerais o Cine Vitória à Minas, um projeto sociocultural que tem como objetivo promover, por meio do cinema, o entretenimento e a democratização cultural à população de comunidades afastadas dos grandes centros urbanos.

O Cine Vitória a Minas é um cinema móvel, com a estrutura de um caminhão que, ao chegar ao seu destino, se transforma em uma incrível sala de cinema com telão, climatização, poltronas confortáveis que acomodam até 91 pessoas por sessão, além de pipoqueira, dispensar para refrigerante e banheiros. Uma infraestrutura completa. Por possuir três sistemas pneumáticos que garantem estabilidade, independência, e agilidade, não há necessidade de obras ou adaptações especiais no local. Além disso, a diversão é totalmente gratuito.

O projeto, que já esteve em Florália e Mariana, segue ao longo da estrada de ferro. Passará ao todo por 10 municípios do interior de Minas Gerais e 4 do Espírito Santo e pretende atingir um público de mais de 12 mil pessoas, entre eles, crianças de escolas públicas e público em geral, nas sessões noturnas. Órgãos públicos, e ONGs das regiões auxiliam na escolha dos locais para que o cinema seja acessível a todos.  Serão dois dias em cada cidade e cinco sessões diárias, totalizando 140 exibições. Em todos os dias, as quatro primeiras sessões são reservadas para turmas de escolas públicas e a última aberta à comunidade. Para participar, os interessados da comunidade devem comparecer ao local do evento com antecedência para retirar os ingressos.

“Nossa intenção é proporcionar acesso a uma sessão completa de cinema gratuitamente e levar a magia do cinema a este público. Queremos sensibilizá-los para a sétima arte, permitindo acesso aos filmes, e proporcionando assim, uma grande ação de democratização cultural”, diz Cristiano Amorim, coordenador do projeto.

Por ser um projeto sociocultural e devido ao grande impacto do Cine Vitória a Minas, escolas, ONGs, e prefeituras são mobilizadas criando todo um círculo positivo de ações e resultados benéficos dentro destas comunidades.

O projeto terá duração de dois meses e é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet .

Sobre a Cepar Cultural

A Cepar Cultural é uma empresa de assessoria e desenvolvimento de marketing cultural que realiza projetos voltados à preservação e a valorização da cultura, agregando responsabilidade social e educação ambiental aos trabalhos. A equipe atua no desenvolvimento de projetos desde a sua elaboração, enquadramento nas leis de incentivo, captação e produção. As ações são direcionadas, sempre com foco sociocultural e funcionam também como ferramentas de marketing e comunicação para as empresas que apóiam os projetos.

Sobre a Vale

A mineradora Vale opera a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), uma das ferrovias mais produtivas do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos. A EFVM tem 905 quilômetros de extensão, por onde passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente e que uma malha que transporta cerca de 25% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 40 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.

Alinhada a seus valores, a Vale patrocina projetos itinerantes que promovem a circulação cultural, democratizando o acesso, impulsionando a descentralização das ações culturais e colaborando para a integração de diferentes regiões do país.

Programação

Bairro Mangueiras Cel. Fabriciano

Data: 14/05 (segunda-feira) e 15/05 (terça-feira)

Ipabinha – Santana do Paraíso – Data: 17/05 (quinta-feira) e 18/05 (sexta-feira)

 Cachoeira Escura – Belo Oriente – Data: 21/05 (segunda-feira) e 22/05 (terça-feira)

 Baguari – Governador Valadares – Data: 24/05 (quinta-feira) e 25/05 (sexta-feira)

 Tumiritinga – Data:  28/05 (segunda-feira) e 29/05 (terça-feira)

Conselheiro Pena – Data: 31/05 (quinta-feira) e 01/06 (sexta-feira)

 Resplendor – Data:  04/06 (segunda-feira) e 05/06 (terça-feira)

 Aimorés – Data: 07/06 (quinta-feira) e 08/06 (sexta-feira)

 Fontes: Fatos & Fontes Comunicação Empresarial

Erika Dantas – erika@fatosefontes.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *