Especialistas do Inatel participam de missão 5G na Europa

     Em missão realizada no início deste mês de junho na Europa, os especialistas e professores do Inatel, José Câmara Brito e Luciano Leonel Mendes, participaram de visitas em multinacionais da área de telecomunicações. A missão foi composta por três visitas, em diferentes países. A Telefônica em Madri na Espanha, a Ericsson em Estocolmo na Suécia, e a Nokia em Espoo na Finlândia, receberam os profissionais da instituição, acompanhados por Fabrício Lira do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e Rubens Souza do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As visitas possuíram como objetivo conhecer a infraestrutura das empresas que estão liderando a implantação do 5G no continente europeu. Na Telefônica em Madri, a visita foi estratégica, já que os especialistas brasileiros conversaram com os profissionais que coordenam as ações técnicas da empresa de telecomunicações espanhola. “Com esta visita pudemos entender as possíveis dificuldades enfrentadas para a implantação de um novo sistema de telecomunicações, dificuldades estas que podem envolver a geração de novas receitas, pelas operadoras e de custos de infraestrutura”, comentou o professor do Inatel Luciano Leonel Mendes.

Na Suécia, em visita na Ericsson, o grupo brasileiro pôde conferir demonstrações das ações da multinacional para a nova tecnologia em 5G. “Vimos soluções voltadas para a indústria 4.0 e uma demonstração, para áreas remotas com o uso de IoT para fazer monitoramento em áreas alagadas, são ações pontuais e de muito valor para as pesquisas que não pensávamos em vê-las ”, comentou.

Já na Finlândia, na Nokia, as ações estão mais focadas no uso do 4G e 4.5G. “O uso de 5G para eles também é uma forma de promover a qualidade cobertura e de tráfego de informações, assim como as soluções de implementação que tenham ganho de taxas de transmissão, qualidade de cobertura e de experiência para o usuário”, completou o professor.

“O ponto chave desta missão foi a possibilidade de observar que existe muito espaço para o desenvolvimento tecnológico e de pesquisa para promover a rede 5G em áreas rurais. Existe interesse do mercado para isso e este mercado está cada vez mais impaciente com a demora na implantação de soluções e os fabricantes, embora não estejam se esforçando para apresentar soluções, demonstram interesse para aplicar este esforço no futuro. Estamos vivendo um momento adequado para procuramos estas parcerias e tentar mostrar que existem soluções viáveis, compatíveis com as outras ações de 5G. É o momento de vender a ideia e começar a trazer o assunto a tona para que tenhamos uma padronização pronta”, finalizou o professor Leonel.

Mais 5G

O professor Luciano Leonel também participou de dois painéis e apresentou as pesquisas brasileiras sobre o alcance do 5G em áreas remotas, desenvolvidas pelo Inatel e também pelas instituições parceiras do projeto 5G-RANGE entre Brasil e Europa. O 5G Global Event foi realizado no último mês de maio em Austin nos Estados Unidos. O evento é um dos principais do mundo no debate da futura rede de comunicação móvel e reúne especialistas de importantes associações globais para discutir o status atual e o progresso do 5G. Integram o grupo, entidades representando as Américas, o Brasil, Japão, a República da Coreia, a China e a Europa.
O evento é realizado duas vezes por ano e a próxima edição será no Brasil, em novembro, no Rio de Janeiro. “Essa representação reforça a importância da pesquisa brasileira, que está junto com os principais centros do mundo na discussão de um novo padrão de comunicação móvel”, afirma José Marcos Camara Brito. O professor é Secretário-Geral do 5G Brasil e moderou o painel sobre arquiteturas de rede para 5G e também integrou um painel que apresentou tendências e colaborações para a futura rede de comunicação móvel.

Confira entrevista do Luciano Leonel ao portal Tele.síntese.

Ascom Inatel e foto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *